Envie para um amigo

Venda de água engarrafada atinge novo recorde nos EUA

A cada dia que passa, mais e mais cidades do mundo tem se juntado na luta contra o comércio de garrafinhas de água. Porém novos números publicados recentemente mostram que os esforços talvez precisem ser redobrados.

Os Estados Unidos, por exemplo, é o maior consumidor de água engarrafada do mundo. As vendas do produto bateram um novo recorde no ano de 2011. O aumento em relação ao ano anterior foi de 4,1% e o total vendido foi de  9,1 bilhões de galões de água engarrafada, levando o consumo per capita a um novo pico de 29,2 litros, que costumava ser 18,2 litros por pessoa cerca de uma década atrás.

 

 

Embora a quantidade de garrafinhas consumidas por lá possa parecer enorme, esta é realmente uma porcentagem muito pequena da água de torneira consumida no país, o que pode ser outro fator preocupante.

A outra questão é que nos Estados Unidos a água da torneira é potável em quase 100% do país, salvo as exceções de contaminação, que são extremos e isolados. Assim, em termos de saúde, cada gota de água engarrafada é desnecessária no país, ao contrário da China e México, os outros maiores consumidores do produto, onde fontes seguras e de água potável são as excessões e não a regra.

Em 2001, o consumo per capita de água engarrafada foi de aproximadamente 60% do que foi em 2011. Apesar de uma campanha de alto nível contra a água engarrafada e um número grande de cidades participantes do seu banimento.

Então o que pode estar gerando este alto consumo? Seria a conveniência de se adquirir uma garrafinha plástica? O hábito? A falta de preocupação da população com as questões ambientais? Qual é a sua opinião?

Deixe um comentário