Envie para um amigo

Sal de mesa pode ajudar na desinfecção da água

A Desinfecção Solar é um método de desinfecção da água muito simples que anda sendo estudado cada vez mais. Ela consiste unicamente no aproveitamento dos raios solares ultravioletas e infravermelhos, que podem desinfectar a água matando agentes patogênicos que contaminam a água. Basta deixar uma garrafa de plástico transparente com água no sol por seis horas.

Mas se obter água limpa é aparentemente tão fácil, por que tantas pessoas, especialmente crianças morrem de doenças contraídas por beber água suja em todo o mundo? O caso é que existe um grande obstáculo para o uso deste método, se a água está turva ou escura, patógenos podem se esconder nas sombras das partículas, se protegendo dos raios solares.

Mas Brittney Dawney, uma estudante da University Queen de Ontário, Canadá, e Josué Pereira, professor associado da Michigan Technological University, nos Estados Unidos, este problema pode ser resolvido com um item diário nas prateleiras de nossas cozinhas: o sal de mesa.

O sal, um material barato e amplamente disponível, age como “floculante”, ou seja, um material que agrega as partículas soltas na água até formar um volume pesado o suficiente para afundar, deixando a água turva transparente.

Embora a água salgada não seja a bebida mais recomendada para a saúde, em lugares onde não há água limpa disponível, segundo os pesquisadores, este processo pode ser um salva-vidas.

Deixe um comentário