Envie para um amigo

Poluição do ar pode piorar a qualidade do sono

Um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard chegou à conclusão de que a poluição afeta a qualidade do sono, até de quem nunca tem problemas desse tipo. Isso porque a sujeira do ar, quando inalada, pode causar inflamações nas vias respiratórias.

De acordo com o estudo, o problema é maior ainda para quem tem apneia, um distúrbio que para a respiração da pessoa por alguns segundos enquanto ela dorme. Essa junção da apneia com a poluição pode até aumentar o risco de doenças como derrame e infarto.

Para quem já tem a doença, existe um aparelho especial que pressiona o ar nas vias aéreas e torna a respiração normal novamente. Com o cuidado de sempre trocar os filtros do aparelho, ele evita que a poeira mais fina chegue aos pulmões.

Apesar disso, sabemos que o melhor é sempre evitar o crescimento dessa poluição. Você pode começar fazendo algo como trocar o carro pela bicicleta ou transporte público. Se preferir, ainda tem a opção de fazer um esquema de caronas com os conhecidos, como o que mostramos aqui no Planeta Água. Lembre-se que ações como essas ajudam não somente a natureza, mas também a sua própria saúde.

Deixe um comentário