Envie para um amigo

Nossos Rios pedem Socorro!

Resultados apresentados pela ONG SOS Mata Atlântica, provenientes de um monitoramento realizado entre os meses de janeiro e março de 2012  mostram que a situação atual de nossos rios não está nada boa. Foram analisados rios nos estados de CE, PI, BA, SP, MG, ES, RJ, MS, RS, PR e SC, onde 75,5% de todos eles teve sua qualidade classificada como regular, e 24,5%  ruim.  Nenhum dos pontos apresentou níveis Bom ou Ótimo.

Ao total foram 49 rios que apresentaram situações precárias, ao se tratar de poluição. Em cada um dos rios foram realizadas análises químicas, físicas, biológicas e de percepção de acordo com os padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os rios que receberam as melhores classificações foram: Rio Santa Maria da Vitória (ES), Rio Paraíba do Sul (RJ), Bica da Marina (RJ), Arroio Jupira (PR) e Rio Camboriú (SC).

Tudo isso faz parte da exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui – exposição do cidadão atuante” que visita cidades diferentes, promovendo diversas atividades ecológicas com a comunidade. Uma delas é a seleção de corpos d’água locais para serem analisados.

Representantes da ONG junto com a população checam a qualidade de rios, córregos, lagos e outros corpos d’água, com o objetivo de alertar a população sobre a real situação do local onde vivem.

Desde 2009 quando iniciou, o projeto já visitou 90 cidades pelos 17 estados onde a mata atlântica ocorre, contando com a participação de 290 mil pessoas e o monitoramento de 110 corpos d’água.

 

Fonte: SOS Mata Atlântica

Deixe um comentário