Envie para um amigo

Jovem de 15 anos abre o seu próprio negócio de reciclagem de lixo eletrônico

Jason Lin, estudante do segundo ano do ensino médio, aprendeu sobre a crise do lixo eletrônico na aula de geografia mundial e foi isso que inspirou o jovem de apenas 15 anos a começar o seu próprio negócio de reciclagem, reaproveitando, assim, o maior número possível de aparelhos usados.

Lin e seus amigos criaram o site o iReTron.com onde as pessoas podem vender seus telefones antigos, laptops, vídeo games e muitos outros aparelhos eletrônicos e acessórios. Os mesmos são reformados e depois revendidos on-line em sites de venda como o eBay, e assim tem a sua vida útil prolongada.

Se um gadget não pode ser reparado, ele é então destinado a um centro de reciclagem certificado e caso não seja vendido é então doado a uma instituição de caridade.

A Agência Americana de Proteção Ambiental estima que os EUA produziram 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2010, sendo uma grande parte desse número composta por celulares. Foram 152 milhões de telefones celulares descartados ou reciclados durante este ano.

 

Fonte: iReTron

 

O site permite que seus usuários cotem os seus aparelhos usados, e em seguida os enviem para que sejam reformados e revendidos.  Os consumidores ganham dinheiro por cada aparelho que mandam.

O site iReTron que já completou em torno de 700 transações, além de dar lucro, ajuda a impedir a destinação de eletrônicos ao aterro. E este é apenas o começo.

Lin ganhou recentemente o “Next Teen Tycoon”, concurso realizado pela Verticalresponse em San Francisco, empresa de marketing, onde recebeu 4.000 dólares para investir em seu negócio além de ingressos para a Conferência TedxTeen onde ele deu uma palestra sobre o iReTron.

Lin espera transformar iReTron em um negócio multimilionário, o que seria ótimo para ele e ainda melhor para o planeta.

Deixe um comentário