Envie para um amigo

E se você colocasse toda a Água do planeta em um só local?

 

Ao mesmo tempo em que a superfície do planeta é coberta quase que em sua totalidade por água, o fato é que mesmo assim a quantidade de água na Terra é muito pequena quando você a compara ao tamanho do planeta como um todo. Para exemplificar essa proporção, o Serviço Geológico  dos Estados Unidos (USGS) criou esta imagem abaixo.

imagem planeta terra sem água

Fonte: USGS

 

O USGS afirma que “cerca de 70% da superfície terrestre é coberta de água, e os oceanos detêm cerca de 96,5 % de toda a água da Terra. Mas a água também existe no ar como vapor, em rios e lagos, em calotas polares e geleiras, na umidade presente no solo e nos aquíferos, e até mesmo em você e em seu cachorro. Ainda assim, toda a água corresponde a apenas aquela pequena bolha da imagem, que tem 860 milhas de diâmetro. Isso é um monte de água. ”

Mesmo sendo uma quantidade significante, o principal problema é que a maioria não pode ser utilizada por nós. Mais de 96% corresponde a água salgada dos oceanos e da água doce que resta, a maioria está no gelo nos pólos, em reservas subterrâneas onde não temos alcance ou na atmosfera.

Talvez isso nos dê uma perspectiva do quão realmente precioso são os recursos hídricos para nós.

 

Deixe um comentário