Envie para um amigo

Bolsa Solar purifica água enquanto você caminha

O acesso à água potável é uma questão muito importante no mundo em desenvolvimento, especialmente em regiões como a África, onde a água suja mata mais pessoas do que a violência.

A purificação solar da água é um método já experimentado e eficaz de utilizar os raios UV para matar vírus e bactérias nocivas presentes na água, e que tem aparecido cada vez mais em projetos de acessibilidade a água potável. Um exemplo que pode ser destacado é esta Bolsa Solar criada por Ryan Lynch e Triest Marcus.

A idéia é muito simples: encher a bolsa com 2,5 litros de água e deixar o sol fazer seu trabalho enquanto você anda carregando a bolsa sobre o seu ombro. Lynch e Triest dizem que a ideia leva em conta o quanto algumas pessoas precisam caminhar para chegar até a água suja. Dentro de seis horas, a água dentro da bolsa torna-se segura para beber.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Ryan Lynch & Triest Marcus

 

A bolsa solar é feita a partir de polietileno de alta transparência, concebido para maximizar a passagem de raios UV de um lado. O outro lado é de polietileno preto, que reflete os raios através da água e a aquece, acelerando o processo de purificação. Há também uma alça de ombro em nylon e uma torneira na parte inferior para liberar água limpa. Para purificação imediata, Lynch e Triest adicionaram um balão acoplável com um filtro.

O que é realmente impressionante neste projeto, segundo Lynch, é que os materiais que eles usam vão custar algo em torno de US $ 5 por bolsa, ou até menos, dependendo da escala e eficiência de produção. Os sacos podem ser no local onde forem ser utilizados, reduzindo os custos de transporte e emissões, e tornando o Solar Bag um ganha-ganha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Ryan Lynch & Triest Marcus

O que você acha deste projeto?

Deixe um comentário