Envie para um amigo

Austrália passou a cobrar taxas das empresas mais poluidoras

Entrou em vigor no mês de julho na Austrália, o imposto que havia sido aprovado no ano passado no qual irá cobrar das empresas mais poluidoras do país uma taxa por tonelada de CO2 emitida.

A intenção dessa cobrança é promover uma economia mais limpa e tentar evitar as mudanças climáticas, dando a opção para as empresas de reduzirem a poluição ou pagarem por ela. Serão cobrados 23 dólares australianos para cada tonelada de CO2 equivalente, e o dinheiro arrecadado será aplicado em incentivos às empresas que utilizarem energias renováveis.

A taxa será cobrada até 2015, ano em que entrará em vigor o mercado de carbono do país e que as empresas poderão comprar e vender suas emissões.

A expectativa é que esta taxa torne os produtos mais caros e reduza o consumo. O custo da eletricidade deve aumentar entre 9% a 18%, e esse preço será repassado ao consumidor. O governo do país, entretanto, afirmou que parte do dinheiro arrecadado com a taxa será aplicado para compensar o aumento do custo de vida.

A população não está muito feliz com essa medida. De acordo com pesquisa, 54% dos habitantes são contra o novo imposto.

Como você acha que seria a repercussão de uma medida como essas no Brasil? Você seria contra ou a favor?

 

Deixe um comentário