Envie para um amigo

5 maneiras simples de economizar água

Mais que uma questão de consciência, a economia de água tornou-se uma necessidade de sobrevivência para os seres humanos. Além de apenas 3% da água do planeta ser apropriada para o consumo, maior parte deste número é utilizada na irrigação de plantações e nos trabalhos diários de limpeza e de produção industrial.

Desta maneira, nos tornamos ainda mais responsáveis pela preservação deste recurso natural. Por isso listamos cinco atitudes simples que podem tornar seu dia a dia mais sustentável:

– Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas cinco minutos para um banho bem tomado.

– Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

– Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.

– Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e a coleta da chuva.

– Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

Para quem leu até o final, vale uma sexta dica muito importante, que é criar uma consciência coletiva em casa e no trabalho, transformando estas pequenas atitudes em hábitos. Vamos praticar?

Fontes
http://www.ype.ind.br/blog/sustentabilidade/5-dicas-para-economizar-agua-em-casa/
http://ciclovivo.com.br/noticia/10_maneiras_de_economizar_agua
http://blog.cooperforte.coop.br/educacaofinanceira/?p=513

Deixe um comentário